O Propósito da Liderança

Ser o mais forte, ter poder e reconhecimento não é o objetivo da Liderança. Por mais que um bom líder deva ter autoridade e saber comandar, quando falamos de Liderança, o mais importante não são os benefícios próprios, é preciso pensar bem mais no sentido de servir do que ser servido.

A palavra líder deriva do verbo lead, originário da língua viking, usado para designar a ação típica do capitão das embarcações dos vikings, que indicava o caminho para a tripulação. Significa “conduzir, indicar o caminho”.

Já no Latim, Liderança é ducere, que também significa conduzir.

Logo, o líder é aquele que conduz. O principal papel do líder é servir suas habilidades aos interesses do grupo a que pertence. Isto significa ter responsabilidade para estar no centro das operações e tomadas de decisões.

A posição do líder é reservada para aqueles que tem habilidades de enxergar além, que corrigem e orientam da melhor maneira, que sentem e percebem o ambiente e o interior de seus liderados, que tem equilíbrio para ir mais longe, que tem força para proteger e inteligência para evoluir de forma estratégica.

A autoridade de um líder deve estar a serviço de um bem maior.
Tiago Araujo Silva

Para conduzir com maestria se faz necessário a autoridade, mas não a autoridade imposta, aquela de domínio e subordinação cega, e sim a autoridade de merecimento e respeito.

Assim, o que todo líder precisa ter consciência é:

  • Ser líder significa utilizar suas forças e habilidades para um bem maior;
  • Ser líder é defender os interesses do grupo;
  • Para a liderança acontecer, o líder precisa de poder (autoridade);
  • Para uma liderança efetiva, é preciso ter humildade, afinal o líder deve inspirar e influenciar seus liderados;
  • Sua autoridade está a serviço da organização, fazendo seus liderados descobrirem suas potencialidades, se desenvolverem e crescerem.

Conhecer a origem de uma palavra nos ajuda entender seu sentido, então voltando ao latim, a palavra “autoridade” vem de auctoritas, que por sua vez vem de auctor, derivado de augere, que significa “fazer crescer”.

Então, o líder é aquele faz crescer (desenvolver) sua equipe, e para isso utiliza de todas as suas habilidades para alcançar os melhores resultados não somente para si, mas para o bem de sua organização.

Ser líder não é tarefa fácil, é preciso saber lidar com os desafios não somente internos mas também do mundo, por isso a autoridade de um líder também se traduz em poder, esta é a base de qualquer tipo de organização hierarquizada, e fundamental para realizar as ações de proteção e desenvolvimento de qualquer organização.

Sem seguir esses princípios, dificilmente um líder terá sucesso em sua organização, e se mesmo assim alcançar alguns resultados, será a custa de muito estresse e desequilíbrio do time, o que coloca em risco a consistência e durabilidade da organização.

Para entender melhor isso, basta observarmos que o propósito da vida humana não se resume a sobrevivência de um indivíduo, mas cada pessoa está servindo ao propósito da continuidade de todas as vidas, é assim que a natureza funciona.

Se você deseja ser um ótimo líder, deve estudar as forças que são maiores do que você, afinal quanto mais em sintonia você estiver com um propósito maior, mais energias vantajosas te impulsionarão a alcançar o sucesso desejado ao longo do tempo.

E claro, ao servir bem como líder, você será muito bem recompensado!

Deixar uma resposta